quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Árvore de Natal- Lenda

Árvore de Natal
Assim como o surgimento da lenda do Papai Noel, há várias versões para o aparecimento da árvore de Natal. Uma delas conta que, há cerca de 1200 anos, São Bonifácio viajava pelo norte da Alemanha quando encontrou um grupo de druidas que iria sacrificar um príncipe perto de um carvalho. São Bonifácio teria impedido a morte do príncipe e derrubou o carvalho, onde nasceu imediatamente um pinheiro. A árvore passou a ser sagrada a partir de então. Por isso, o pinheiro foi considerada a árvore da paz.
Uma outra lenda diz que a Martinho Lutero foi o criador do costume. Por volta de 1525, Lutero teria iluminado uma pequena árvore em sua casa e, já em 1605, a tradição era conhecida em toda a Alemanha.
No Brasil, a árvore de Natal chegou no começo do século XX, mais precisamente em 1909, na cidade de Natal. É possível que alguma outra árvore tenha aparecido antes, mas não com repercussão pública.
Atualmente as decorações são feitas com bolas coloridas e brilhantes além de luzes também coloridas. A estrela no topo e cartões pendurados, apesar de não serem tão comuns, também fazem parte da decoração.
Mas se vc procurar ainda vai achar milhões de versões.
O importante é fazer a sua, não importa o tamanho e nem de onde veio e sim o que ela significa para você!!

Um comentário:

Eduardo Aguiar disse...

Também já ouvi lendas de que as árvores eram enfeitadas para que os espíritos da floresta que saem das árvores no Natal voltem para elas.
Porque muitos dizem que o Natal é uma festa de origem pagã, mas que a Igreja Católica se apropriou para converter os camponeses durante a Idade Média (então é normal que parte dos costumes sejam pagãos).