sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estaiada, Otávio Frias de Oliveira

Ela é linda de Mais!!!!!!



Foi inaugurada no final da manhã deste sábado a Ponte Estaiada, no Brooklin, zona sul de São Paulo. Houve queima de fogos de mais de 5 minutos e alguns discursos. A primeira a falar foi Maria Cristina Frias, filha do jornalista Octávio Frias de Oliveira, que dá nome à ponte. Depois foi a vez do prefeito Gilberto Kassab e do governador José Serra.

Instalada sobre o Rio Pinheiros, a ponte, que tem capacidade para 8 mil carros por hora, é o novo cartão postal da cidade. A obra, que começou a ser projetada em 2003, pode ser vista de longe: a ponte tem uma torre de 138 metros, poucos metros a menos do que o edifício Itália, o maior da cidade, e está conectada a 144 cabos de aço na extensão das duas pistas de 900 metros cada uma.
A nova ponte ligará a marginal Pinheiros à Avenida Jornalista Roberto Marinho e ganhará um toque especial à noite, com uma iluminação especial para realçar as linhas futuristas da obra. A iluminação terá como foco o mastro, em formato de X. A iluminação pode variar e, como no Empire State Building, de Nova York, pode ter as cores de uma data comemorativa.
No dia 7 de Setembro, por exemplo, será possível iluminar a torre com as cores verde e amarelo. O mecanismo de
iluminação temática já está usado em outras obras arquitetônicas no exterior.
Independentemente do resultado estético, quem passar pelo local vai conseguir perceber a magnitude da construção, que levou dois anos para ficar pronta. Somente os cabos de aço têm 492 toneladas. O volume total de concreto na obra é de 58.700 metros cúbicos e mais de 7 mil toneladas de aço em todo projeto. A ponte Octavio Frias de Oliveira seria inaugurada em março, mas acabou atrasando por conta das chuvas.